Provavelmente, o passo mais importante em direção à cidades mais inteligentes e sustentáveis é aprender como integrar uma ampla variedade de tipos de transporte. Reduzir os carros particulares é fundamental para reduzir o congestionamento e a poluição, mas eles precisam ser substituídos por algo - andar a pé e andar de bicicleta são os substitutos mais verdes, complementados por ônibus para transporte em massa. E, claro, os caminhões serão sempre necessários para entregas e outros serviços, que simplesmente não podem ser substituídos. É aí que os planejadores de cidades inteligentes encontram um obstáculo - as estradas estão sendo dominadas por grandes veículos e por usuários mais vulneráveis - pedestres e ciclistas.

De acordo com a Transport for London, embora os Veículos de Mercadorias Pesadas (HGV) representem apenas 4% das milhas percorridas em Londres, são responsáveis por 50% das mortes de ciclistas e 23% das mortes de pedestres. O grupo também observa que os grandes pontos cegos associados a esses veículos são um dos principais fatores que contribuem para as colisões. Na verdade, instalar nos veículos de carga de grande porte sistemas de detecção de ponto cego é um dos principais componentes do programa Sistema de Segurança do grupo. A necessidade de detecção de ponto cego é reforçada pelas estatísticas da The Royal Society for the Prevention of Accidents \[Sociedade Real para a Prevenção de Acidentes] (ROSPA) que relata que, em 2017, 55% dos ciclistas gravemente feridos em Londres foram atingidos quando um veículo de carga de grande porte vira à esquerda, atravessando o caminho do ciclista, muitas vezes porque os ciclistas estão no ponto cego desses veículos.

Além dos veículos pesados, os ônibus urbanos também representam um risco para os ciclistas e pedestres. De acordo com um artigo de 2005 da revista Injury Prevention, a taxa de colisões fatais em áreas urbanas por ônibus é bem maior do que qualquer outro tipo de veículo. Aqui, novamente, a detecção de ponto cego parece ser um problema sério. Segundo a revista Greater Greater Washington mais de 500 pessoas morreram entre 2000-15 devido aos amplos pontos cegos dos ônibus.

Em resposta a essa necessidade urgente, Mobileye Shield+™, um sistema de prevenção de colisões para grandes veículos comerciais e municipais, foi projetado especificamente para ajudar os veículos de carga de grande porte  e os ônibus a navegarem com segurança no ambiente urbano. O Shield+ inclui os recursos que você espera encontrar em um sistema de prevenção de colisões , como um aviso de monitoramento de condução para manter os motoristas a uma distância segura de outros veículos, aviso de pedestres e colisão, alertando os motoristas sobre a presença de pedestres ou ciclistas, mas também inclui recursos de importantes para grandes veículos que transitam pelas ruas da cidade.

O sistemas de detecção de ponto cego monitora constantemente os pontos cegos de um caminhão ou ônibus, alertando os motoristas quando pedestres ou ciclistas entram nessas áreas perigosas. É importante destacar que o sistema é inteligente o suficiente para ignorar objetos inanimados e distinguir entre situações em que o motorista precisa ser apenas alertado  e àquelas em que uma ação imediata de emergência é necessária.

Há também um grande bônus para planejadores de cidades inteligentes.

O Shield+ inclui mapeamento de pontos de atenção, fornecendo informações concretas sobre zonas de perigo e perigos potenciais nas rotas de trânsito da cidade. Em suas atuações, o Shield+™ já começou a produzir resultados. Durante um estudo piloto conduzido pela Washington State Transit Insurance Pool (Associação de Seguro de Trânsito do Estado de Washington), nenhum dos ônibus equipados com o Shield+ estava envolvido em uma colisão - em comparação com 284 eventos experimentados por ônibus não equipados. Após o sucesso deste estudo, um dos participantes, Pierce Transit decidiu equipar toda sua frota de 176 veículos com o Shield+ e pouco depois a Câmara Municipal de Barcelona decidiu instalar o sistema em alguns de seus veículos municipais.

Entre a proteção contra pontos cegos e o planejamento urbano mais inteligente, podemos começar a avançar seriamente em direção à cidades mais limpas e menos congestionadas, ao mesmo tempo em que avançamos em direção ao nosso objetivo de zero fatalidades de pedestres e ciclistas.

Saiba mais sobre como proteger os usuários vulneráveis nas vias, dando um impulso ao seu planejamento urbano em Mobileye.

Want to see how Mobileye can help your company?
X

Want to see how Mobileye can help your company? Contact us here.

Set up a time to discuss how to protect your drivers, reduce risk, and cut subsequent costs for your fleet.

First Name
Last Name
Phone Number
Work Email
Country
Company
Your Message
Sim, confirmo que tenho mais de 18 anos e que concordo com a Política de Privacidade e Termos de Uso.