
Provavelmente, o passo mais importante em direção à cidades mais inteligentes e sustentáveis é aprender como integrar uma ampla variedade de tipos de transporte. Reduzir os carros particulares é fundamental para reduzir o congestionamento e a poluição, mas eles precisam ser substituídos por algo - andar a pé e andar de bicicleta são os substitutos mais verdes, complementados por ônibus para transporte em massa. E, claro, os caminhões serão sempre necessários para entregas e outros serviços, que simplesmente não podem ser substituídos. É aí que os planejadores de cidades inteligentes encontram um obstáculo - as estradas estão sendo dominadas por grandes veículos e por usuários mais vulneráveis - pedestres e ciclistas.
De acordo com a Transport for London, embora os Veículos de Mercadorias Pesadas (HGV) representem apenas 4% das milhas percorridas em Londres, são responsáveis por 50% das mortes de ciclistas e 23% das mortes de pedestres. O grupo também observa que os grandes pontos cegos associados a esses veículos são um dos principais fatores que contribuem para as colisões. Na verdade, instalar nos veículos de carga de grande porte sistemas de detecção de ponto cego é um dos principais componentes do programa Sistema de Segurança do grupo. A necessidade de detecção de ponto cego é reforçada pelas estatísticas da The Royal Society for the Prevention of Accidents \[Sociedade Real para a Prevenção de Acidentes] (ROSPA) que relata que, em 2017, 55% dos ciclistas gravemente feridos em Londres foram atingidos quando um veículo de carga de grande porte vira à esquerda, atravessando o caminho do ciclista, muitas vezes porque os ciclistas estão no ponto cego desses veículos.
Além dos veículos pesados, os ônibus urbanos também representam um risco para os ciclistas e pedestres. De acordo com um artigo de 2005 da revista Injury Prevention, a taxa de colisões fatais em áreas urbanas por ônibus é bem maior do que qualquer outro tipo de veículo. Aqui, novamente, a detecção de ponto cego parece ser um problema sério. Segundo a revista Greater Greater Washington mais de 500 pessoas morreram entre 2000-15 devido aos amplos pontos cegos dos ônibus.
Em resposta a essa necessidade urgente, Mobileye Shield+™, um sistema de prevenção de colisões para grandes veículos comerciais e municipais, foi projetado especificamente para ajudar os veículos de carga de grande porte e os ônibus a navegarem com segurança no ambiente urbano. O Shield+ inclui os recursos que você espera encontrar em um sistema de prevenção de colisões , como um aviso de monitoramento de condução para manter os motoristas a uma distância segura de outros veículos, aviso de pedestres e colisão, alertando os motoristas sobre a presença de pedestres ou ciclistas, mas também inclui recursos de importantes para grandes veículos que transitam pelas ruas da cidade.
O sistemas de detecção de ponto cego monitora constantemente os pontos cegos de um caminhão ou ônibus, alertando os motoristas quando pedestres ou ciclistas entram nessas áreas perigosas. É importante destacar que o sistema é inteligente o suficiente para ignorar objetos inanimados e distinguir entre situações em que o motorista precisa ser apenas alertado e àquelas em que uma ação imediata de emergência é necessária.
Há também um grande bônus para planejadores de cidades inteligentes.
O Shield+ inclui mapeamento de pontos de atenção, fornecendo informações concretas sobre zonas de perigo e perigos potenciais nas rotas de trânsito da cidade. Em suas atuações, o Shield+™ já começou a produzir resultados. Durante um estudo piloto conduzido pela Washington State Transit Insurance Pool (Associação de Seguro de Trânsito do Estado de Washington), nenhum dos ônibus equipados com o Shield+ estava envolvido em uma colisão - em comparação com 284 eventos experimentados por ônibus não equipados. Após o sucesso deste estudo, um dos participantes, Pierce Transit decidiu equipar toda sua frota de 176 veículos com o Shield+ e pouco depois a Câmara Municipal de Barcelona decidiu instalar o sistema em alguns de seus veículos municipais.
Entre a proteção contra pontos cegos e o planejamento urbano mais inteligente, podemos começar a avançar seriamente em direção à cidades mais limpas e menos congestionadas, ao mesmo tempo em que avançamos em direção ao nosso objetivo de zero fatalidades de pedestres e ciclistas.
Saiba mais sobre como proteger os usuários vulneráveis nas vias, dando um impulso ao seu planejamento urbano em Mobileye.